Você já ouviu falar de Serasa score? Se você costuma pagar em dia todas as suas contas, você não terá problemas (#SPOILER). Neste post vamos explicar tudo sobre a consulta de score no Serasa, como aumentar o seu score e isso pode impactar na sua vida. 

Entenda o que é Serasa Score e como aumentar sua pontuação

O Serasa Score é uma ferramenta que apresenta dados decisivos para que as instituições financeiras decidam conceder crédito e para que outros negócios confie no consumidor. Por meio de uma pontuação que varia de 0 a 1000, é possível identificar a probabilidade de determinado perfil de consumidor pagar suas pendências em dia nos próximos 12 meses, isso porque ele analisa se todas as suas contas estão em dia. 

O Score Crédito foi criado para proteger o próprio consumidor contra o superendividamento, incentivando a sustentabilidade do mercado de crédito e mantendo o fluxo das relações mais saudáveis entre empresas e consumidores. 

Como o Serasa Score funciona?

Uma pontuação de perfil do consumidor é gerada a partir da combinação da análise de dados atualizados existentes na base do Serasa Experian com consultas relacionadas. O Serasa Score funciona como um currículo financeiro e é tão importante mantê-lo positivo como no seu currículo profissional, por exemplo. Algumas informações que são analisadas: 

  • Dados cadastrais;
  • Se já esteve com nome sujo;
  • Histórico de dívidas negativadas;
  • Se costuma pagar as contas em dia;
  • Empresas com as quais você se relaciona. 

Com essas informações, é possível saber o comportamento de pessoas que têm um perfil semelhante ao seu e prever as chances desse grupo pagar as pendências corretamente. É muito importante ressaltar que quanto maior o score de crédito, maiores as chances de o cidadão honrar com os compromissos financeiros e conseguir crédito mais fácil.

Como ter uma boa pontuação no Serasa Score? 

A pontuação do Serasa é dinâmica e pode mudar para melhor com alguns comportamentos: 

  • Você deve limpar seu nome com pendências antigas; 
  • Coloque algumas contas em seu nome para mostrar que costuma consumir (mas pagando em dia, é claro). 
  • Como dito acima, pagar as contas em seu nome nas datas de vencimento (ou antes) pode ajudar a ter uma boa pontuação no Serasa Score- uma dica é colocar o pagamento das dívidas em débito automático;
  • Negocie suas dívidas; 
  • Manter o cadastro atualizado;
  • Abrir o cadastro positivo no Serasa – permite reunir as informações sobre os compromissos que empresa e consumidor assumiram e que estão sendo pagos corretamente. Ou seja, traz o lado da adimplência;

Como acessar a meu score no serasa? 

Com a tecnologia, tudo ficou mais fácil. Para consultar o seu score, siga os seguintes passos: 

  • Acesse o site do Serasa Score;
  • Clique no botão “Consultar grátis”;
  • Faça o cadastro. Para isso: 
  • Vá até a opção “Cadastre-se” e utilize o seu CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, celular nome da mãe e uma senha que seja fácil para você decorar (mas não para te hackearem – hehe);
  • Aguarde a confirmação via e-mail ou mensagem no seu celular;
  • Depois de confirmar o cadastro, é só entrar e verificar a sua pontuação.

Meu nome está limpo, por que tenho um score baixo no Serasa?

Não apenas contas em atraso que fazem com que o seu score seja baixo no Serasa. Diversos fatores podem influenciar a pontuação e tudo é baseado na maneira como você lida com as suas finanças. 

Muitas solicitações de crédito

A partir do momento em que você faz um pedido, seu score pode correr risco de diminuir. A boa notícia é que essas informações têm a validade de 12 meses e, depois disso, o seu score volta ao normal. A dica é pedir crédito apenas quando seu score estiver alto e não a todo instante. 

Compra de valor alto no cartão de crédito

Por mais que você pague o valor total no dia da fatura, seu saldo pode ser relatado antes do pagamento ter sido feito. Por este motivo, o cartão de crédito é outro motivo para que a sua pontuação seja baixa, pois você estará utilizando quase a totalidade do seu limite. 

Conta não paga enviada para cobrança

Uma informação negativa pode ser adicionada ao seu currículo financeiro caso não tenha pagado uma conta. 

O que muda caso eu tenha um score baixo

Quando o seu score é baixo, suas chances de conseguir um crédito, por exemplo, também diminuem. Isso porque você é visto como um mau pagador e, consequentemente, dificilmente lhe cederão um cartão de crédito, empréstimo ou serviços relacionados. 

Viu só a importância de manter suas dívidas sempre em dia e buscar cada dia mais uma educação financeira para não perder o controle do seu dinheiro? Consulte sempre que possível o seu Score e mantenha seu currículo financeiro positivo. Comente aqui situações em que o score baixo o impediu de alguma aquisição.

Deixe seu comentário