Quem não gostaria de, além do salário, saber como ter uma renda extra no final do mês? Essa pode ser a sua dúvida também, já que a independência financeira é uma das realizações mais esperadas pela grande maioria das pessoas. Pensando nisso, preparamos um post com algumas ideias para você ver com qual se identifica melhor e começar a ter uma renda extra no final do mês. 

Ter uma renda extra com ideias que se encaixam no seu perfil pode ser animador, ainda mais quando existem opções de renda extra online, que contam com o benefício de não precisar nem sair de casa. Vamos conhecer algumas opções? 

1 – Freelancer 

Para ajudar você a se tornar um freelancer, existem algumas plataformas que funcionam como uma vitrine dos freelas para as empresas que precisam de trabalho (ou vice-versa). Um dos maiores benefícios de trabalhar como freela é que você pode atuar de qualquer lugar do mundo e fazer sua própria rotina. O Workana é um exemplo de site em que você pode oferecer pacotes definidos de serviço, desde a criação de plataformas de e-commerce até criação de conteúdo. 

Geralmente, você preenche o seu perfil, colocando as suas qualificações e o empregador acaba te contratando por achar que você se encaixa na descrição da vaga. O bacana é que a partir do momento que o contratante escolhe o seu pacote, você já saberá exatamente o que entregar. 

Outros sites que você pode se candidatar para trabalhar como freelancer: 

Dentro destes sites (e outros relacionados), é possível encontrar todo tipo de job” – termo muito utilizado no mundo dos freelas para se referir à “trabalho”. Alguns deles são: 

  • Tradutor de texto;
  • Criador de conteúdo;
  • Revisor de texto;
  • Escritor de e-book;
  • Programador;
  • Entre outros.

2 – Marketing de afiliados

Antes de tudo: você sabe o que é um afiliado? Resumidamente, é alguém que vende produtos de terceiros, preferencialmente online. Neste caso, o profissional pula toda a parte de criação dos produtos (digitais ou físicos) e comercializa, por meio da internet. Se você dominar algumas técnicas sobre o assunto e encontrar possibilidades neste meio, você pode acabar tirando uma boa renda extra. 

Para atuar como um afiliado digital, é preciso cadastrar-se em alguma plataforma que atua com este mercado, como Eduzz, Hotmart ou Monetizze e escolher quais produtos quer se afiliar. As plataformas utilizadas como exemplo são gratuitas, você só precisa realizar um cadastro e escolher ao que quer se afiliar. 

Afiliado investidor 

Além das opções acima, você pode escolher o produto que vai promover e começar fazer anúncios que levem os prováveis clientes direto para a página de vendas do produto. A ideia é que a maior quantidade de pessoas clique no seu anúncio. O pontapé inicial é começar utilizar o Facebook e Google Ads, já que permitem segmentar os potenciais clientes por idade, interesses, gênero etc.  

Alugue objetos

Existem algumas plataformas em que você pode alugar qualquer coisa (sim, você leu QUALQUER COISA). O site Alooga oferece uma “vitrine” onde os usuários podem colocar objetos que estão em desuso para locação. Parece perigoso, mas o bacana é que nessa plataforma, todos os usuários têm suas contas verificadas e perfis aprovados, além disso, existe um contrato de locação entre os envolvidos sempre que algum negócio é fechado. 

3 – Cuidador de animais

Você é fã de animais? Imagina então sempre ter um novo hóspede na sua casa e ainda ganhar dinheiro com isso? Muitas famílias se privam de viajar pensando que o seu pet vai ficar sozinho, mas você pode ajudar com isso! 

O aplicativo Dog Hero, por exemplo, possibilita que os donos de bichinhos de estimação viajem tranquilos, enquanto essas fofuras passam alguns dias na sua casa. Portanto, se você tem um bom espaço na sua casa, tempo disponível, carinho para os animais e acha que se encaixa neste tipo de trabalho, basta cadastrar-se gratuitamente para receber esses hóspedes e ainda ganhar uma grana com isso. 

4 – Dropshipping

Trabalhar com importação também é uma maneira de fazer uma renda extra. Um exemplo de plataforma que pode ajudar nessa intermediação é a Shopify. Nela, é possível ganhar renda por meio de Dropshipping, técnica de logística na qual quem vende os produtos não necessita de um estoque para ofertar e comercializar os produtos. Nessa modalidade, quando o cliente finaliza o pedido de compra, o revendedor solicita e realiza o pagamento ao fornecedor que, por sua vez, embala e envia o produto diretamente ao cliente. 

Existem outras plataformas que você pode procurar para entrar neste meio. Veja em qual você se adapta melhor e a que mais atende suas necessidades. 

5 – Youtuber

Seu conhecimento pode ser a melhor maneira de você ganhar uma renda extra online! As pessoas costumam falar que você tem bastante conteúdo sobre determinado assunto? Que tal fazer a sua habilidade se espalhar pelo mundo? A internet interrompe todas as barreiras da distância e com isso, você pode alcançar um número grande de pessoas interessadas pelo que você tem a compartilhar. 

O formato de vídeo está em uma constante crescente e é um dos mais efetivos para atrair um público fiel e atencioso. E não precisa necessariamente ser vídeos ensinando algo, como também cantando, dançando, contando piada, fazendo resenhas sobre filmes ou qualquer outro assunto que pode render público, comece a gravar! 

6 – Criador de conteúdo 

Se as redes sociais podem nascer e morrer, blog é uma coisa que dificilmente vai ser eliminado da internet, isso porque conteúdo em texto é o que mais podemos encontrar no meio virtual. 

Se textos para você ainda é pouco, existe a possibilidade de escrever e-books (livros digitais) para transmitir todo o seu conhecimento por meio da escrita. Este tipo de trabalho pode ser encontrado nos sites de freelancers que citamos logo no começo do post. 

7 – Vender objetos

É muito provável que você tenha coisas em casa que não usa mais. Até mesmo seus objetos usados pode gerar uma renda extra pra você (desde que esteja em bom estado de uso, é claro). Para este negócio, existem diversos sites que permitem que você exponha o seu produto e você com certeza já deve ter ouvido falar neles: 

8 – Dar aulas/cursos

Se você é especialista em algum assunto, que tal ajudar quem está querendo entender melhor sobre o que você já sabe? Sempre existe alguém que sabe menos do que você e aí está a sua grande chance. Com um computador, um celular com câmera boa (ou webcam) e acesso à internet, você pode colocar o seu curso à venda. 

9 – Culinária

Este é um meio muito amplo e se você é um bom cozinheiro, pode se dar muito bem atuando nessa área. É possível investir em doce ou salgado. As marmitas fitness, por exemplo, estão super em alta e, geralmente, têm um público fiel na compra (se você realmente cozinhar bem hehe). Outra opção que também é bastante comum são os docinhos, com opções de:

  • Brigadeiro;
  • Cajuzinho;
  • Bombom/trufas;
  • Cocada;
  • Maçã do amor;
  • Torta de limão;
  • Salada de frutas;
  • Bolo de pote;
  • Entre outros. 

Quando estiver produzindo, não esqueça de anotar o que você gastou com cada ingrediente e multiplicar o valor por dois. Depois que tiver uma boa freguesia, é possível multiplicar até por três. 

Apesar de alguns trabalhos que vão lhe gerar renda extra não demandar investimento, este é o tipo de negócio que precisa de um dinheiro inicial. Caso não tenha nenhuma reserva para aplicar, faça um empréstimo pessoal online e coloque a sua ideia em prática. 

10 – Transporte de pessoas

Um serviço muito comum nos dias de hoje é o transporte de pessoas por meio de aplicativos como Uber ou 99Pop. Se você tem um carro bem conservado, sabe lidar com pessoas e dirige bem, vale se inscrever nestes aplicativos. A melhor parte é não ter horário fixo e poder usar as horas de folga para conquistar uma renda extra. 

Fora essas, existem diversas ideias que você pode aderir para ganhar mais no final do mês, basta identificar algum talento que você tem e descobrir um caminho para ofertá-lo. Compartilhe a sua ideia empreendedora conosco por meio dos comentários. Ela pode ajudar outro leitor a alavancar a situação financeira.

Deixe seu comentário