Aprender inglês é algo que um número considerável de pessoas deseja durante a sua vida, independente do momento em que está vivendo: seja para estudos, por objetivo profissional, para viagem ou apenas para obter mais conhecimento. Existem diversas escolas de línguas estrangeiras que podem auxiliar neste desafio. Apesar disso, com a facilidade que a internet nos proporciona, muitos são os que procuram como aprender inglês sozinho, assim como você. Por isso, neste post, vamos oferecer algumas dicas para você estudar inglês em casa ou de onde estiver. 

Por quê aprender inglês?

Idioma mais falado – não é novidade que a língua inglesa é uma das mais faladas do mundo, tanto é que é o idioma oficial ou principal de mais de 50 países; 

Oportunidades – aprender inglês vai tornar você um profissional muito mais atraente do que os concorrentes que não dominam a língua inglesa. Além disso, se você já está empregado, é uma habilidade que vai fazer com que você seja notado na sua empresa atual. 

Treinando o cérebro – aprender um novo idioma pode retardar em até 5 anos o estado de demência e o alzheimer de acordo com a Universidade de Edimburgo (Reino Unido) e do Instituto de Ciências Médicas de Nizam em Hyderabad (Índia).  

Tempo aproveitado – alguns estudos comprovam que conhecer regularmente a língua estrangeira é ainda mais eficiente do que sentar em uma sala de aula por horas para absorver um conteúdo (não que você não deva investir em uma escola de idiomas, cada um tem a sua maneira de aprendizagem). 

Novos relacionamentos – além de poder abrir o seu leque de amizades por falar uma nova língua, é possível viajar para fazer um intercâmbio e conhecer pessoas de todas as partes do mundo. Amizades essas que podem ir além da viagem e permanecer por um bom tempo. 

Autoconfiança – quando exposto a uma situação em que é necessário falar com pessoas de outros países, você não sentirá insegurança, pois terá o domínio da língua inglesa. Além disso, esta é uma habilidade que todas as pessoas desejam incluir no currículo. Com pouco estudo todos os dias, é possível se orgulhar da sua capacidade de comunicação com uma variedade grande de pessoas.

Entretenimento – imagina só poder assistir aquele filme com o seu ator ou atriz favorito e poder ouvir a voz original? Por mais que as legendas e dublagens sejam muito bem feitas, a experiência de assistir um filme ou série fica muito mais rica quando você consegue apreciar a interpretação. 

Aprender inglês pode ajudar profissionalmente? 

Como citado no tópico anterior, o inglês é um fator que pode ser até mesmo decisivo para um recrutador de empresa. Este é um diferencial que pode somar muito na sua vida profissional. Alguns benefícios que mostram que aprender inglês pode ajudar profissionalmente são:

  • Melhores salários – pasme! Profissionais que apresentam fluência em inglês conseguem salários de até 70% maiores do que os colaboradores que não têm essa habilidade. Além disso, falar inglês pode proporcionar a você um destaque maior dentro da empresa e acarretar promoções mais rapidamente.
  • Melhores decisões – uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago mostrou que o fato de pensar em uma língua estrangeira pode contribuir até mesmo para que tomemos melhores decisões (quem imaginaria isso, não é mesmo?).

Fazer intercâmbio ajuda a aprender inglês? 

Se o seu principal objetivo ao aprender inglês é a conversação, não existe coisa melhor do que fazer um intercâmbio. Essa estratégia é uma das mais eficientes para você mergulhar no idioma e desenvolver todas as habilidades. Mas, a pergunta que fica no ar é: qual o melhor destino para fazer intercâmbio e estudar a língua inglesa? Aqui estão 3 dicas que podem te ajudar: 

  1. Austrália: o país é um dos principais destinos para quem quer aprender inglês. Isso pois apresenta uma qualidade de vida muito bacana (Melbourne foi considerada a melhor cidade para se viver no mundo, de 2010 a 2017). O País oferece um clima muito agradável para os brasileiros que estão acostumados com calor e praia. Além disso, a Austrália também é aberta a dar oportunidades de emprego para quem deseja abater os custos dos estudos. 
  2. Canadá: além de ser um destino “em conta”, quando comparado com outros destinos, o país está entre os 10 melhores do mundo quando o assunto é EDUCAÇÃO. Os moradores do local são muito conhecidos por sua receptividade e educação. Para os estudantes que gostam de frio, o período ideal é entre novembro e março. Já se você é uma pessoa que curte uma vitamina D, prefira realizar seu intercâmbio entre maio e novembro.
  3. Irlanda: você já ouviu falar nos bares estilo PUB? Saint Patrick`s Day? E as histórias viking e celta? O charme medieval é o toque que conquista a maioria das pessoas que vão para a Irlanda, que também é um local super indicado para quem deseja estudar inglês. Restaurantes, pubs e hotéis geralmente oferecem abertura para contratar estrangeiros que cursam inglês no país. O clima na Irlanda é bastante chuvoso e, dependendo da época, venta bastante. Separe os casacos! 

Como aprender inglês sozinho? 

Não existe uma fórmula perfeita para aprender inglês sozinho. Antes de começar, é importante se perguntar qual o seu objetivo ao aprender a língua inglesa, enumere os principais motivos e trace algumas estratégias de plano para estudar. Tudo depende do método que mais funciona para você. Algumas dicas que você pode levar durante os seus estudos em casa são: 

Monte sua estratégia

A grande vantagem de estudar sozinho e por conta própria é conseguir montar a sua própria estratégia de aprendizagem. Alguns aprendem melhor ouvindo, enquanto outros preferem a leitura ou até mesmo praticando.

Seja organizado e disciplinado

Se em sala de aula e com atividades direcionadas já é complicado organizar o tempo, estudar sozinho pode ser um grande desafio sem dedicação e disciplina. Defina metas e siga todas elas sem se perder pelo caminho. Uma dica é separar sempre um tempo determinado para os estudos do inglês, é recomendável pelo menos 25 minutos do seu dia para praticar. 

Coloque o inglês no seu dia a dia

Dentre as estratégias que podem ser citadas aqui neste post, vier o inglês diariamente é uma das mais importantes. Sempre que possível:

– Leia artigos em inglês, uma dica é não tentar traduzir palavra por palavra neste primeiro momento, mas também aprender a ler pelo contexto;

– Conheça novas palavras;

– Altere o idioma do seu smartphone;

– Grave a letra da sua música internacional favorita e ouça músicas em inglês;

– Converse com pessoas que já dominam o inglês ou que também estão aprendendo;

– Procure grupos de estudo nas redes sociais, ou mesmo faça amigos através delas, assim você pode praticar sempre;

– Assista filmes em Inglês, com legenda em Inglês e depois tente sem a legenda, quantas vezes for necessário para compreender;

– Não tenha medo nem vergonha de usar o dicionário, use e abuse!

Assista vídeos no YouTube 

Alguns truques podem ser adotados até mesmo para gravar regras de acentuação, pronuncia, verbos, pronomes e outros tópicos que abrangem a língua inglesa. O YouTube é uma plataforma com um leque enorme de conteúdos audiovisuais para apoiar os seus estudos em casa. Aproveite ao máximo a ferramenta.

Flashcards

Se você ainda não ouviu falar em Flashcards, existe grande chance de esbarrar nesta palavra durante os seus estudos. Esta técnica trata-se, basicamente, de cartões (pedaços de papel ou até mesmo post-its), onde você pode anotar palavras para memorizar! Uma dica muito bacana, é colocar estes cards nos respectivos locais ou objetos da sua casa, por exemplo, assim, você tem ainda mais chances para gravar o nome de cada coisa do seu dia a dia. 

Aplicativos mobile

Qual o objeto que está sempre com você? Quase certeza de que é o smartphone, certo?! Então aproveite este dispositivo para aprender inglês. Existem inúmeros aplicativos que podem auxiliar a prática do idioma no dia a dia. 

Dentre algumas opções que trazem o formato de jogos, aulas, conceitos e conversação, estão os aplicativos mais populares: 

Jogos de videogame 

Os jogos de videogame são ótimas ferramentas para você entrar em contato com gírias, expressões específicas e até mesmo com outros jogadores de todo o mundo. É uma ótima maneira para aprender inglês sozinho e fora das escolas de idioma. 

Sites em inglês

Além de todas essas dicas, existem sites bem elaborados que oferecem exercícios para quem é iniciante ou quem está complementando a fluência em inglês. Das sugestões mais populares estão: 

BBC Learning English – o site oferece diversos formatos de conteúdo, como jogos, podcasts, artigos, testes e muito mais. 

TED – se você é uma pessoa que realiza pesquisas sobre assuntos relevantes, já deve ter visto palestras do TED por aí. Além de aprender uma infinidade de assuntos, o site é ótimo para aperfeiçoar os sentido auditivo do inglês (famoso listening).

Forvo – se durante os seus estudos você ficar com dúvida de como pronunciar uma palavra, o Forvo é o aplicativo ideal para isso. 

É difícil aprender inglês?

Falar que não é difícil chega a ser hipocrisia, pois tudo de novo que aprendemos tem uma curva de crescimento. Mas o que tornar o inglês difícil de aprender é que demanda muita dedicação. É preciso horas e horas de estudo e foco, principalmente quando se estuda por conta própria. 

Depois que ajustar-se à nova rotina de estudos, é possível observar que o inglês tem uma estruturação gramatical bem mais simples que o português, tornando uma língua mais facil de aprender. 

Canais no YouTube para aprender inglês 

Se você é daquelas pessoas que aprendem assistindo vídeos, também separamos dicas de canais no YouTube para aprender inglês : 

Canais brasileiros

Canais de estrangeiros (em português)

Séries para quem está aprendendo inglês 

  • Friends – se você está pesquisando como aprender inglês sozinho há um tempo, alguém com certeza já indicou a série FRIENDS para você assistir e treinar o seu inglês. A história dessa série gira em torno do dia a dia de seis amigos: Chandler, Monica, Joey, Phoebe, Ross e Rachel, todos moradores de Manhattan (NY). A série do gênero “comédia” traz dez temporadas com episódios que mostram conflitos e amores entre o grupo.
  • Lost – a série foi responsável por muitas “teorias da conspiração”, já que aborda a rotina dos sobreviventes de um avião que caiu em uma ilha desconhecida. A cada episódio, o mistério aumenta ainda mais, principalmente entre os personagens.
  • Orange Is The New Black – série original Netflix e de grande sucesso, os capítulos se passam no presídio feminino Litchfield e mostra muitas dinâmicas entre grupos de diferentes etnias, escolhas sexuais e classe. Ideal para aprender sotaques e gírias diferentes.

Independente da metodologia que você vai escolher para aprender inglês sozinho, o importante é ser alguém determinado, que foca no objetivo e não deixa as barreiras da vida atrapalhar os planos. Independente de ser para viagem, trabalho, para agregar conhecimento ou para estudo, aprender um novo idioma, principalmente o inglês, que predomina diversos países, é sempre uma conquista! VERY GOOD! (MUITO BOM!). Obrigada por chegar até aqui, já consigo sentir o cheirinho de English na sua vida!

Deixe seu comentário